Defendo a vida desde a concepção, a família tradicional, a propriedade privada, o armamento civil e a liberdade econômica… e não sou conservador de direita. Vou explicar:
Introdução
Em tempos de polarização política, é comum que cristãos assumam rótulos como direitista, conservador, libertário, patriota, etc. Muitos fazem isso por identificarem, nesses movimentos, pautas que se alinham parcialmente à moral cristã.
Porém, a Palavra de Deus nos chama a algo muito mais elevado do que um alinhamento político parcial. Nossa identidade não é de direita ou de esquerda, mas de cidadãos do Reino de Cristo, embaixadores de Sua lei e de Sua justiça neste mundo (cf. Filipenses 3:20,21)
1. O problema dos rótulos políticos
Quando um cristão se define como direitista ou conservador, ele está:
- Aceitando uma moldura secular para definir sua posição moral e política;
- Misturando a autoridade de Cristo com ideologias humanas;
- Correndo o risco de comprometer seu testemunho quando o movimento político apoia práticas contrárias à Lei de Deus.
Jesus não nos chamou para sermos “a direita do mundo”, mas luz do mundo e sal da terra (cf. Mateus 5:13,14). O sal e a luz não se conformam ao ambiente onde estão, mas transformam tudo onde atuam.
2. O engano da “aliança tática” como identidade
É verdade que podemos ter convergências pontuais com certos movimentos — por exemplo, votar a favor de uma lei pró-vida junto com conservadores ou a favor da liberdade econômica com os libertários.
Mas transformar essa convergência tática em identidade permanente é perigoso.
Isso porque:
- A agenda é mista: contém pontos corretos, mas também erros sérios (idolatria nacional, relativismo moral, pragmatismo político, autonomia do indivíduo);
- A base não é a Lei de Deus, mas valores “tradicionais”, “culturais“ ou “constitucionais” que mudam com o tempo;
- O foco é o poder humano, não a submissão de nações inteiras ao senhorio de Cristo (cf. Salmos 2:10-12).
3. Exemplos de movimentos com riscos teológicos
No Brasil e no exterior, há muitos movimentos que parecem defender valores cristãos, mas que, em sua raiz, são guiados por fundamentos humanos, frágeis ou mesmo anticristãos. Apoiar uma pauta correta junto a eles pode ser legítimo, mas adotar sua identidade é comprometer a fé.
Militarismo e intervencionismo: confiam em fardas e quartéis como solução nacional, mas não submetem o poder militar a Cristo. A esperança passa a ser a “ordem pela força”, não a justiça do Senhor.
Monarquismo romântico: idealiza um retorno ao trono como se fosse a cura das mazelas, muitas vezes com forte nostalgia católico-romana. É saudade do passado, não esperança no Reino eterno.
Separatismos regionais: buscam dividir o país em blocos autônomos (Sul, Nordeste, Amazônia), mas negam a unidade da nação sob o governo de Cristo. Transformam fronteiras humanas em ídolos.
MBL e movimentos liberais: defendem liberdade econômica, mas fundamentada no individualismo secular, sem qualquer submissão à Lei de Deus.
Brasil Paralelo e mídias conservadoras: denunciam o marxismo cultural, mas em grande parte exaltam tradições ocidentais misturadas a saudosismo católico-romano, sem base na Escritura.
Integralismo histórico (Plínio Salgado): mistura nacionalismo, coletivismo e catolicismo-romano, apresentando-se como solução moral e política, mas totalmente alheio à Lei de Deus.
Anarcocapitalismo / libertarianismo radical: idolatra a liberdade individual e rejeita a autoridade civil instituída por Deus (cf. Romanos 13:1-4).
Olavismo: combate o marxismo cultural, mas com misticismo esotérico, gnóstico e anticristão, travestido de filosofia.
Bolsonarismo (com ecos também fora do Brasil): mistura pautas morais com personalismo, pragmatismo e alianças ecumênicas.
Direita americana (GOP, Tea Party, etc.): defende vida e família, mas frequentemente fundada em nacionalismo, dispensacionalismo e sionismo (a defesa política do Estado de Israel como parte da agenda religiosa), não na teonomia bíblica.
Constitucionalismo originalista: venera a Constituição dos EUA como se fosse escritura, idolatrando pais fundadores que eram deístas ou maçons. Promove pluralismo religioso antibíblico (cf. Salmos 2:10-12).
Todos esses movimentos podem até ser aliados momentâneos em causas pontuais, mas nunca devem ser a identidade do cristão. Tomá-los como identidade é tentar colocar vinho novo em odres velhos (cf. Marcos 2:22).
4. Categorias e nomenclaturas corretas para o cristão
A Bíblia nos oferece as únicas categorias legítimas para definir nossa posição política:
Cristão (cf. Atos 11:26): nossa identidade central está em Cristo.
Servo de Cristo (cf. 1 Coríntios 7:22): nossa lealdade é a Ele, não a partidos.
Embaixador do Reino (cf. 2 Coríntios 5:20): representamos a Lei e os interesses do Rei Jesus.
Cidadão do Reino dos Céus (cf. Filipenses 3:20): estamos de passagem, mas atuando para que Sua vontade seja feita na terra.
Teonomista (cf. Salmos 19:7-11 e Mateus 5:17-19): reconhecemos que a Lei de Deus é a norma suprema para a justiça civil.
Esses termos não mudam com as eleições nem com o cenário cultural. Eles apontam para um Reino eterno, que não depende da aprovação do Congresso nem da popularidade de um líder.
5. O caminho prático
- Evite rótulos ideológicos: não se apresente como direitista, conservador, libertário…
- Declare sua lealdade: diga que é cristão reformado/teonomista, e explique o que isso significa.
- Seja claro sobre alianças temporárias: você pode votar ou apoiar uma medida que coincida com a Lei de Deus, mas sem absorver a ideologia do movimento que a propôs.
- Pregue o senhorio de Cristo sobre a política: a verdadeira solução para a corrupção, a injustiça e a tirania não é um partido melhor, mas a submissão das nações à Lei de Deus.
Conclusão
O cristão não foi chamado para ser o braço religioso da direita, mas para ser o porta-voz do Reino de Cristo.
Nossas convicções não vêm de um manual partidário, mas das Escrituras. Nossas alianças são provisórias, mas nossa lealdade é eterna.
“O SENHOR é o nosso juiz, o SENHOR é o nosso legislador, o SENHOR é o nosso rei; foi ele quem nos salvou.”
(Isaías 33:22)
Se você crê que Jesus é o Rei das nações, não se contente com rótulos emprestados. Assuma o único nome que importa: discípulo de Cristo, submisso à Sua Lei e embaixador do Seu Reino.
Este artigo foi acessado 2.789 vezes.